DIVERSIDADE CELULAR!

Publicado: 4 de abril de 2010 em Não categorizado

Células são estruturas vivas que no seu conjunto estabelecem relações e divisão de trabalho, promovendo então o funcionamento dos tecidos e órgãos, as células porém apresentam memória estrutural, ou seja, apesar de representar uma infinitésima parte do todo em alguns organismos multicelulares, a célula faz parte de um todo integrado, o organismo.

Naturalmente a diversidade celular é um tópico rico pois se considerarmos a quantidade de tecidos diferentes, quantos tipos diferentes de células teríamos? O texto a seguir retrata essa diversidade, e o que cada célula tem haver com nós mesmos. Para começar, cada célula do seu corpo possui toda a informação genética, todo genótipo, e a informação para clonar – você por exemplo!

Vamos considerar as células de um organismo multicelular em uma campanha contínua de mútua ajuda, cada uma com suas funções e atribuições que no fim garantem a sobrevivência do TODO. Seria interessante analisar as populações e comunidades sob o mesmo prisma, seria interessante ainda analisar o funcionamento da própria BIOSFERA sob esse contexto.
 

Citação

Descoberta ‘mãe’ de todas as células cutâneas – O Globo
Descoberta "mãe" de todas as células cutâneasPlantão | Publicada em 11/03/2010 às 17h43mReuters/Brasil OnlineR1R2R3R4R5Dê seu votoR1R2R3R4R5Média: 0,0ComenteComentáriosPor Kate Kelland LONDRES (Reuters) – Os cientistas encontraram a "mãe", ou seja, a origem de todas as células cutâneas, e dizem que isso pode melhorar dramaticamente os tratamentos para vítimas de ferimentos e queimaduras. Hans Clevers e uma equipe de cientistas holandeses e suecos realizaram um estudo em ratos e descobriram que a célula-tronco que dá origem a todas as células diferentes da pele na verdade reside nos folículos capilares, segundo relato deles na revista Science na quinta-feira. "Esta é a mãe de todas as células-tronco na pele – ela produz todas as outras células-tronco", disse Clevers, da Real Academia Holandesa de Artes e Ciências, de Utrecht, em entrevista telefônica à Reuters. "As mesmas células-tronco existem em humanos, podemos vê-las, e as promessas são de que essas células provavelmente serão muito melhores do que qualquer coisa que já tivemos até hoje para fabricar uma nova pele." A pele tem três diferentes populações de células – folículos capilares, glândulas sebáceas umidificadoras e o tecido intermediário, conhecido como epiderme interfolicular. As células-tronco são uma espécie de "manual de instruções" a partir das quais todas as demais células se desenvolvem. Os cientistas antes imaginavam que as células-tronco de cada uma das três populações… (clique no título para continuar)

RESPONDA EM SEU CADERNO:

1. Cite as funções da pele no corpo humano:

2. O que são células tronco? Quais os tipos?

3. Qual a sua opinião sobre o uso de cobaias em experiências científicas?

4.Cite alguns conceitos importantes usados na HISTOLOGIA.

5. Faça um desenho esquemático da PELE indicando suas principais estruturas.

 
 
comentários
  1. Luiza disse:

    Maravilhoso meu irmão! Beijos, sua fã! Luiza.:**********************

  2. Bruna disse:

    o esquema a cima é bastante geral . Nem todas as células do organismo humano tem o mesmo formato e a mesma fução . O formato da célula está associado á fução que ela desempenha no organismo .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s